Simple Horizontal CSS Drop-Down Menu Demo
 
               
 
Solidarius
Pessoas   Empreendimentos   Redes Comunidades Governos Serviços
 


O Solidarius é membro da Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária. Nosso esforço cotidiano é gerar e aprimorar soluções que facilitem a organização e expansão de redes colaborativas no campo da economia solidária. Não há como tratar das redes de economia solidária sem considerar as pessoas que nelas atuam ou os empreendimentos nelas integrados.

O modo como pessoas e empreendimentos solidários colaboram no interior das redes solidárias define, em grande medida, o sucesso dessas redes. Por outra parte, as redes como tais não são apenas a somatória de pessoas e empreendimentos.

Em razão disso o Solidarius desenvolveu um conjunto de ferramentas tendo em vista assegurar a emergência, consolidação e expansão de redes colaborativas de economia solidária.
  • Informação: O Solidarius possibilita aos atores dessas redes compartilhar informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas acerca das próprias redes.

  • Conexão: o alto grau de detalhamento das informações geradas através do Solidarius, possibilita o estabelecimento de diversos tipos de conexões entre distintos atores, seja por localização territorial, por cadeias produtivas, por setores de atividades, por dificuldades comuns, por interesses comuns no desenvolvimento de ações colaborativas. Possibilita conectar consumidores, comerciantes, produtores e prestadores de serviços em um ambiente simples e ágil, com a utilização da Tecnologia da Informação.

  • Fluxos: O solidarius possibilita a realização de diversos diagnósticos e prognósticos de fluxos materiais e de valores que permeiam as redes colaborativas de economia solidária, facilitando a gestão estratégica e compartilhada do conjunto dos empreendimentos integrados em rede.

  • Diagnósticos de Sustentabilidade e Prospectivas de Expansão: Conhecer o ponto e a margem de equilíbrio de uma rede colaborativa de economia solidária é tão importante quanto conhecer o ponto de equilíbrio de um empreendimento que lhe está integrado. Quanto maior a margem de sustentação da rede, mais confortável é a situação dos empreendimentos e pessoas que a integram. Melhores são as condições de promover o desenvolvimento territorial sustentável e o bem-viver das comunidades envolvidas. Por diagnosticar os fluxos materiais nas cadeias produtivas manejadas no interior das redes, bem como os fluxos de valores que lhe são correspondentes, o Solidarius aponta diversas possiblidades para ampliar a realimentação dos recursos no interior delas e aumentar o seu grau de sua auto-sustentação.

  • Remontagem de Cadeias Produtivas: O banco de projetos compartilhados possibilita às redes buscarem as soluções já existentes para atividades produtivas ou de serviços com finalidades e portes diversos, facilitando a reorganização solidária das cadeias produtivas em que seus empreendimentos estão inseridos. Os diagnósticos por sua vez, possiblitam avaliar a conveniência de expandir a rede através da remontagem dessas cadeias produtivas - estabelecendo novas conexões de rede no seu interior alterando cadeias de fornecimento, escoamento e comercialização ou pela montagem de novos empreendimentos que nascem em função da demanda ainda insatisfeita no interior da própria rede.

  • Ferramentais sob Medida: As ferramentas de TI do Solidarius asseguram:
    - ambiente virtual para redes colaborativas (locais, descentralizadas e/ou distribuídas);
    - redes corporativas;
    - bancos comunitários;
    - lojas solidárias;
    - cooperativas de compras;
    - grupos de trocas solidárias;
    - Sistemas Integrados Locais de Economia Solidária;
    - Consórcios de Segurança Alimentar e/ou Desenvolvimento Territorial;

  • Ambiente Virtual para Intercâmbio Intra-Redes: Para as redes colaborativas, o Solidarius oferece ambientes de intercâmbios restritos (podendo abrigar diversas redes, grupos de troca e cooperativas, fornecendo contas restritas que somente podem gerar operações de intercâmbio entre elas), como igualmente oferece contas universais que permitem o intercâmbio entre quaisquer contas que sejam igualmente universais, independentemente dos países em que estejam os seus titulares).

  • Conversibilidade de Moedas Sociais: O Solidarius mantém um serviço de cotação de paridade entre diferentes moedas com base na Unidade Monetária Solidária Mundial, calculado com base no poder de compra distribuído peculiar a cada país, tomando como referência indicadores do Programa das Nações Unidade para o Desenvolvimento e do Banco Mundial.

  • Créditos Solidarius: Sistema de intercâmbio solidário com créditos recíprocos que possibilita transações entre contas universais. Os créditos obtidos por doações ou em troca de bens e serviços podem ser utilizados no pagamento de produtos e serviços que oferecemos ou intercambiados entre usuários com o propósito de dinamizar os fluxos materiais e de valores da economia solidária.

  • Apoio Material para Expansão de Redes: As redes de economia solidária poderão utilizar seus créditos em favor do apoio material a projetos de economia solidária. Os projetos devem ter como finalidade cobrir investimento fixo, capital de giro ou outras despesas relacionadas ao apoio de iniciativas de ecosol. Pode-se apresentar um projeto a cada seis meses. Veja as condições exigidas.

  • Monitoramento de Sustentabilidade: As redes podem fazer diversos diagnósticos de fluxos materiais e de valores a qualquer tempo, monitorando assim a situação da rede. A atualização da base de dados é de responsabilidade das próprias redes. O que oferecemos é a automação dos diagnósticos sobre essas bases de dados. Isso permite a geração de estatísticas, gráficos e tabelas sobre o funcionamento da rede, subsidiando estrategicamente suas tomadas de decisão.

  • Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial: Redes com base territorial circunscrita favorecem o desenvolvimento territorial sustentado. A equipe de consultores articulada pelo Solidarius está preparada para colaborar nesse trabalho.

Para saber mais sobre nossos serviços pagos e gratuitos e opções de assinatura, clique aqui.

Solidarius - Soluciones Inovadoras para Economía Solidaria
Política de Privacidad | Términos de Servicio | Principios | Ayuda
Quienes Somos | Contáctenos | Comunicar una Falla